Descrição do Curso
Objetivo Geral:
- Formar profissionais para atender às necessidades crescentes do mercado, inserindo-os nos mecanismos da Auditoria e Regulação, desenvolvendo-os como especialistas, para
o exercício pleno da Gestão em Saúde. - Desenvolver nos profissionais habilidades gerenciais, aplicando e aprimorando sua visão sistêmica do negócio saúde a fim de promover a melhoria da performance pessoal e empresarial, em auditoria.
- Privilegiar a gestão de processos como ferramenta para a qualidade, nas áreas de regulação em saúde e auditoria plena. Instrumentalizar o profissional especialista a planejar e executar ações integradas de saúde através de mecanismo interdisciplinar.
- Integralizar os discentes na compreensão do processo de Acreditação e visão crítica quanto à utilização das ferramentas usuais no processo de implantação de Qualidade em Organizações e Serviços de Saúde.
- Instrumentalizar o discente para ter visão crítica quanto às metodologias existentes na implantação do processo de Certificação, Acreditação em Organizações e Serviços de Saúde e a utilização de ferramentas para manutenção do processo de gestão pela qualidade.
Disciplinas:
– Situação Atual da Saúde e Tendências no Curto, Médio e Longo Prazo: Políticas e Modelos de Atenção À Saúde.
– Gestão Estratégica de Pessoas em Unidades de Saúde.
– Arquitetura em Saúde, Arquitetura Hospitalar e Legislação Concernente; Engenharia Clinica e Manutenção Hospitalar.
– Gestão em Hotelaria Hospitalar.
– Modalidades de Auditoria, Hospitalar e Regulação.
– Auditoria Médica e Auditoria de Contas Hospitalares.
– O Controle de Infecções Hospitalares/Gerenciamento de Riscos.
– Planejamento Estratégico em Saúde.
– Metodologia Pesquisa em Saúde I e II.
– Gestão e Auditoria em Enfermagem.
– Gestão de Suprimentos e Farmácia Hospitalar.
– Gestão Financeira.
– Sistemas de Informação em Saúde.
– Epidemiologia Geral, Hospitalar e Indicadores Epidemiológicos em Saúde.
– Gestão de Custos Assistenciais após a lei 9656/98 da ANS. Custos assistenciais nas áreas primárias, secundárias e terciárias
– Documentação, Arquivo e Vigilância em Saúde.
– Promoção da Saúde/Desospitalização/Pré-Hospitalar/Day Surgery.